O serviço pago do Telegram (Android, iOS) chegou a 4 milhões de usuários nesta sexta-feira, 8, informou o seu CEO, Pavel Durov. Lançado no primeiro semestre de 2022, a versão premium do app de mensageria dobrou de assinantes em cinco meses e quadruplicou nos últimos 12 meses, disse o executivo.

Vale lembrar, o Telegram anunciou que sua versão paga chegou a 1 milhão de assinantes em dezembro de 2022. Nesse meio tempo, Durov chegou a distribuir em seu canal cupons do Telegram Premium de graça por seis meses para 10 mil de seus seguidores.

Na época do lançamento, a companhia informou que a monetização com as assinaturas garantiria a continuidade da evolução do app nas duas versões, paga e gratuita. Em agosto deste ano, o Telegram informou que possuía 800 milhões de usuários ativos no mundo.

Entre os recursos lançados recentemente no Telegram Premium estão mensagens de voz restritas, transcrição de mensagens de vídeos em texto, tradução em tempo real, além de funções exclusivas no stories.

No Brasil, o Telegram Premium custa R$ 20 por mês na assinatura mensal ou R$ 12,50 mensais na assinatura anual. De acordo com Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel de agosto de 2023, o Telegram está instalado em 66% da base de smartphones no País, sendo que 33% dos usuários acessam o app todo dia.