Essa estrela é o símbolo do Telegram Premium

A versão premium do Telegram chegou no Brasil pelo preço de R$ 23,99 ao mês. A opção de assinatura aparece na área de configuração do app, mas é preciso antes atualizá-lo para a versão mais recente.

Lista de recursos da versão premium

No Telegram premium, os usuários podem enviar arquivos de até 4 GB (na versão gratuita o limite é de 2 GB); não é feita qualquer redução na velocidade do download de mídias dentro do Telegram; e não há exibição de anúncios. 

Os assinantes também têm acesso a alguns recursos exclusivos, como uma ferramenta que transcreve mensagens de áudio, uma série de stickers e reações únicas, e novas funcionalidades avançadas de gestão de chat.

Além disso, a versão paga do mensageiro oferece limites em dobro em várias funcionalidades do Telegram, como se conectar a quatro contas com diferentes números celulares; fazer parte de 1 mil canais e grupos grandes; fixar 10 listas de chats; descrever fotos e vídeos com até 2048 caracteres; reservar 20 links públicos; adicionar até 200 chats por pasta; dentre outras.

Por fim, o usuário premium é identificado como tal dentro to Telegram: seu nome ganha ao lado o desenho de uma estrela que simboliza o novo serviço, e ele pode transformar sua foto de perfil em uma animação, recurso indisponível para os demais usuários.

O Telegram informa que a assinatura é uma maneira de monetização que vai garantir a continuidade da evolução do aplicativo. E garante que novos recursos continuarão sendo criados para a versão gratuita.

O Telegram tem hoje 700 milhões de usuários ativos mensais no mundo. No Brasil, está instalado em 60% dos smartphones e vem crescendo rapidamente, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel.