O celular ganhou mais uma função: assistente de jardineiro. A invenção é da empresa francesa Parrot, a mesma que criou o Air Drone, um helicóptero de brinquedo controlado por um tablet sobre o qual MOBILE TIME escreveu em 2011. A nova solução se chama "Flower Power" e está sendo demonstrada na CES 2013 esta semana, em Las Vegas.

A Flower Power consiste basicamente em um app móvel para Android e iOS e um acessório especial para monitorar as plantas cujo formato lembra o de um caule pequeno, sem folhas. O equipamento é dotado de sensores de luz, temperatura, umidade e fertilizantes e deve ser "plantado" no mesmo vaso da planta que será monitorada (veja a foto acima). Através de Bluetooth, o acessório é emparelhado com o smartphone do jardineiro. O passo seguinte é identificar a planta: se souber o nome, o usuário pode simplesmente buscá-la em uma biblioteca com milhares de espécies dentro do aplicativo. Caso não saiba, basta tirar uma foto e o app realiza uma pesquisa por reconhecimento de imagem. A partir daí, o equipamento passa a monitorar continuamente o desenvolvimento da planta, alertando o usuário em seu smartphone sobre a necessidade de regá-la ou mudá-la de posição para receber mais luz do sol. O equipamento funciona com uma bateria de relógio. A solução será lançada este ano na Europa. O preço ainda não foi divulgado.

Celular à prova de cerveja

Como em toda feira de tecnologia, a CES está repleta de novidades que chamam a atenção, algumas mais pelo exotismo do que propriamente pelo potencial comercial. MOBILE TIME selecionou algumas delas, como um celular a prova de cerveja, uma caixa de som para festas controlada via smartphone, um viva-voz portátil com ventosas para pregar do lado do chuveiro, dentre outros. As fotos estão na página do MOBILE TIME no Facebook.