O celular acabou de ganhar mais uma função. Não bastasse servir como relógio, calculadora, agenda, câmera fotográfica e, claro, telefone, o aparelho agora servirá também para identificar notas falsas de dinheiro. A empresa europeia Giesecke & Devrient (G&D) desenvolveu uma solução chamada MAGnite, que consiste na impressão das notas com uma tinta especial, cujos pigmentos de cor interagem e geram um efeito visual quando aproximados de ímãs de pequeno porte, como aqueles presentes nos alto-falantes embutidos em celulares. A verificação é feita instantaneamente, informa a empresa.

Para assegurar que a solução funcione ao longo de toda a vida útil de uma nota, os pigmentos especiais são protegidos por uma microcápsula desenvolvida pela G&D. Dentro dela, porém, os pigmentos têm liberdade de movimento, para formarem o desenho de verificação quando aproximados de um ímã.

A G&D possui uma divisão de impressão de notas bancárias que lança todo ano uma solução nova de segurança contra falsificação. A MAGnite será oferecida para governos e seus bancos centrais, responsáveis pela produção das cédulas.