O prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, suspendeu a proibição de celulares nas escolas da cidade. A proibição havia sido criada por seu antecessor mas gerava polêmica entre pais, professores e alunos. Enquanto algumas escolas seguiam à risca a determinação, usando inclusive detectores de metais na entrada, outras eram menos rigorosas e permitiam os aparelhos desde que permanecessem escondidos. Do lado dos pais, havia muitas reclamações por não poderem contactar seus filhos perto do horário de saída da aulas.

Com o fim da proibição municipal, agora caberá a cada escola definir como lidar com a questão. Algumas preferem determinar locais e horários nos quais os aparelhos podem ficar ligados, por exemplo. Outras continuarão banindo a entrada dos telefones.

Em sala de aula, os celulares podem distrair os estudantes, atrapalhando seu rendimento, ou servir para trapacear nas provas. Isso não significa que a tecnologia móvel não combine com educação. Há diversas experiências de m-learning, a maioria para uso fora da sala de aula, como um complemento dos estudos.