A Anatel estabeleceu o lançamento daqui a dez meses da versão final do aplicativo “Anatel Comparador”, uma ferramenta em que o usuário poderá comparar as ofertas dos serviços de telecomunicações por serviços ou combos, por meio de pesquisa. Para viabilizar o app, o Conselho Diretor da Anatel aprovou, nesta quinta-feira, 7, a composição de um grupo de trabalho formado pelas grandes operadoras de telefonia móvel e área técnica da agência. Como convidados, poderão participar prestadoras de pequeno porte e órgãos de Defesa do Consumidor.

De acordo com o conselheiro relator, Moisés Moreira,  grupo terá a função de coordenar, definir e elaborar cronograma detalhado de atividades, bem como acompanhar as melhorias evolutivas do aplicativo; padronizar os aspectos técnicos, operacionais e de interface visual; especificar as características evolutivas; padronizar e atualizar a base de dados com as informações necessárias para a comparação das ofertas; definir os requisitos técnicos para a validação e disponibilização da Base de Dados por parte das prestadoras; e dirimir conflitos. “Certamente, a ferramenta vai influenciar na competição entre as empresas”, comentou.

versão de testes já foi desenvolvida por meio de parceria firmada entre a autarquia e o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD), do Ministério da Justiça.