Na última semana, a Anatel lançou no Brasil o aplicativo Anatel Comparador (Android, iOS). O app permite comparar planos de telefone móvel, fixo, TV por assinatura e de Internet banda larga fixa. Na apresentação, o superintendente de competição da Anatel, Abraão e Balbino Silva, explicou que o app foi criado com o olhar voltado às necessidades do consumidor.

Isso pode ser percebido no principal atrativo do app, os filtros. Mesmo trabalhando neste setor é muito comum ouvir pedidos de esclarecimento de dúvidas dos parentes e amigos sobre planos. “O Selfie da Vivo é bom?”, “o Tim Black é melhor?”, “a cobertura da Claro é boa?” ou “é melhor Oi Pré ou Controle?”.

No fundo são tantos planos e opções – e ainda bem que há diversas opções no mercado – que qualquer pessoa pode se perder. Mas basta usar os filtros e encontrar o melhor plano ao seu gosto. A usabilidade do app é simples, similar à de um site de e-commerce. Ainda pode ordenar os planos por preço, do mais alto ao mais baixo e vice-versa.

O app da Anatel ainda é interessante para conhecer mais o plano que você possui. Por exemplo, eu pude ver os benefícios, como os aplicativos com navegação gratuita e serviços, que tenho inclusos no meu plano. Descobri que não tenho nenhuma rede social com navegação gratuita – por isso que o Instagram consome dados como água.

Em breve, o Anatel Comparador terá opções para comparar combos.