Em 2014, o Facebook (Android, iOS) deu início a um processo de separação da sua ferramenta de mensageria, o Messenger (Android, iOS), do seu aplicativo principal. Em comunicado, nesta terça-feira, 7, a Meta anunciou que tem planos para integrá-lo novamente. Testes estão sendo feitos em que o acesso ao Messenger pode ser feito dentro do app da rede social, mas a companhia não deu detalhes sobre sua expansão futura, que acontecerá “em breve”.

Segundo Tom Alison, head do Facebook, a rede social tem feito uma série de investimentos em inteligência artificial (IA) para tornar-se um espaço no qual as pessoas descubram conteúdos que vão além das postagens de seus amigos. A estratégia do Facebook se aproxima ao funcionamento do TikTok, cujo feed principal “Para você” mescla conteúdos de contas que o usuário não segue e postagens de contas que segue.

“As pessoas estão usando o Facebook para, além de se conectar com amigos e familiares, descobrir e se envolver com o que é mais importante para elas”, disse Alison. A reintrodução do Messenger no aplicativo é uma forma de melhorar e aprofundar este processo de descoberta, já que as pessoas podem compartilhar posts com outras sem precisar trocar de app.

Esta é mais uma das medidas recentes da Meta para reforçar o uso de mensagens dentro do Facebook e Messenger. Em fevereiro de 2023, a Meta introduziu os “Bate-papos da Comunidade” nestes apps, no Brasil, recurso que já vinha sendo implementado em outras partes do mundo desde o final de 2022. Com ele, é possível criar comunidades com temas específicos, à maneira das “Comunidades” do WhatsApp.

No comunicado, Alison afirmou que mais de 140 bilhões de mensagens são enviadas nos aplicativos da Meta diariamente, o que inclui Instagram e WhatsApp, além do Facebook. Alison afirmou que “ao contrário dos relatos, o Facebook não está morto ou morrendo, mas de fato vivo e prosperando”, reiterando o fato de que a rede social atingiu 2 bilhões de usuários ativos diários.

Na época da separação entre Facebook e Messenger, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que isso tornaria a experiência dos usuários melhor. “As mensagens estão se tornando cada vez mais importantes. No celular, cada aplicativo só pode se concentrar em fazer bem uma coisa”, justificou em uma coletiva de imprensa. Já que o foco do Facebook é o feed de notícias, para ele o Messenger deveria se dedicar somente à mensageria.