Milton Maluhy, CEO do Itaú (crédito: c41estudio)

O banco Itaú (AndroidiOS) anunciou uma nova estrutura focada no digital nesta quinta-feira, 7. Milton Maluhy, CEO da companhia, apresentou a novidade durante evento da instituição nesta quinta-feira, 7, chamado Tech Founders.

Uma das metas do Itaú com a mudança é terminar o ano com 50% dos serviços de negócios (Kibs ou serviços intensivos em conhecimento, baseados em consultoria profissional) modernizados e digitalizados, sendo que 80% são serviços direto para o consumidor. Além disso, a empresa coloca o cliente no centro de tudo, seguido pela transformação digital e cultural com metade das áreas do banco operando em squads. Até o final do ano serão 21 mil pessoas trabalhando em squads.

O banco também simplificou suas posições de comando: “Antes, era CEO, seis pessoas no comitê executivo e logo abaixo os diretores. Não existem mais vice-presidentes, diretores-executivos. Agora, somos todos diretores. Do nível estatutário para cima, sendo que alguns (diretores) estão no conselho do banco”, explicou.

A ideia deste novo formato é agilizar a tomada de decisão na ponta.

Investimento

Maluhy também afirmou que estruturou o banco de investimentos Itaú BBA para atender empresas de tecnologia. Atualmente, mais de 100 pessoas cuidam exclusivamente de 1,3 mil companhias do ramo. O CEO ressaltou a importância desta divisão, pois os executivos da instituição valorizam a importância dos negócios e dos modelos de créditos.

Atualmente, o Itaú tem mais de R$ 5 bilhões em carteira de crédito com empresas tech: “Queremos ser e nos intitulamos o banco das techs. Temos conseguido isso. Desde 2018, nós lideramos mais de 20 transações de IPOs de empresas de tecnologia no mercado de capitais. Nós somos um banco global e damos um selo para o cliente quando levamos para o investidor. Não à toa, lideramos todos os rankings de banco de investimento no Brasil”, afirmou.

Startups

Com o evento acontecendo no Cubo, Maluhy afirmou que hoje o espaço para startups e inovação tem mais de 340 ocupantes, levantaram mais de R$ 3 bilhões em capital no ano passado, aumento de 60% comparado a 2020. Somando o faturamento, as companhias que estão no Cubo chegam a R$ 2,5 bilhões no ano.

Dito isso, o CEO do Itaú anunciou a contratação de Anderson Thees e Manoel Lemos, até então managers partners da Redpoint: “Queremos dar outra visão para o Cubo. Nos próximos 12 meses, queremos ver como apoiar essas empresas no mercado, não só banco como investidor, mas alavancando os negócios. Não acreditamos na competição, mas na cooperação. Queremos identificar as oportunidades e integrar ao nosso ecossistema”, disse.

“Thees e Lemos vêm para o banco para escalar os nossos desenhos em venture capital”, completou.