O brasileiro está mais satisfeito com o serviço de Internet móvel do que com o de Internet fixa, de acordo com o NPS dos serviços levantado pela Ookla no primeiro trimestre deste ano. Historicamente, costumava ser o contrário, com a Internet fixa tendo um resultado superior, mas o avanço do 5G melhorou a percepção do consumidor brasileiro quanto à Internet móvel, explica Lourenço Lanfranchi, diretor sênior de vendas da Ookla para a América Latina, em conversa com Mobile Time, durante o Abrint Global Congress, em São Paulo, nesta quarta-feira, 7.
NPS móvel X NPS fixo
Além de medir a qualidade das redes fixas e móveis através de aplicativos instalados em milhões de smartphones no mundo todo, a Ookla inclui a pergunta de NPS ao final da primeira medição feita no mês por cada usuário.
O NPS coletado pela Ookla pode ser segmentado de várias formas: por tipo de rede (fixa ou móvel), tecnologia (4G ou 5G), operadora, país etc. Na separação do NPS da Internet móvel por tecnologia fica clara a importância do 5G para melhorar a nota. Enquanto o NPS da rede 4G brasileira no primeiro trimestre de 2025 foi negativo (-8,38), o da rede 5G foi positivo (30,55). Na média, o NPS da rede móvel entre janeiro e março foi de 6,43, enquanto o da rede fixa foi de 5,84.
A base 5G no Brasil vem crescendo continuamente mês a mês. E a velocidade média de download no 5G chega a ser 10 vezes superior àquela do 4G em algumas operadoras, o que explica o crescimento do NPS móvel, argumenta Lanfranchi.
A imagem no alto foi produzida por Mobile Time com IA
*O jornalista viajou para São Paulo a convite da Abrint