Apesar de não terem tido os seus pleitos de modificações no edital atendidos, os provedores de Internet que compõem a Iniciativa 5G Brasil continuam dispostos a participar do leilão, marcado para 4 de novembro, informa Rudinei Carlos Gerhart, diretor executivo do consórcio.

“Estamos lendo com calma o edital, que é bastante extenso. Mas nosso plano permanece o mesmo. A gente deve se preparar para ir ao leilão. Tentamos defender a nossa tese mas não fomos bem sucedidos. Mas isso não nos impede de avançar. Vamos ter que nos adaptar”, diz Gerhart, em conversa com Mobile Time.

As principais demandas dos provedores de Internet eram a flexibilização na ordem de obrigações de cobertura, de forma que pudessem começar pelas cidades pequenas e médias, onde possuem rede fixa instalada; a vinculação de propostas pelos blocos de 700 MHz e 3,5 GHz, por entenderem que uma nova rede móvel requer necessariamente as duas faixas; e a garantia de roaming nacional.

A Iniciativa 5G Brasil é composta hoje por 382 provedores de Internet. O prazo de adesão ao consórcio vai até 4 de outubro e a expectativa é de superar 400 participantes, diz o executivo. O consórcio deve contar com a ajuda de investidores para participar do leilão, mas seus nomes ainda não foram revelados.