Apple; iOS

Tim Cook, CEO da Apple, durante o WWDC21

A Apple apresentou nesta segunda-feira, 7, atualizações dos sistemas operacionais para iPhone, Apple Watch e iPad. Durante a edição 2021 do seu evento para desenvolvedores, WWDC, as novas funcionalidades dos sistemas operacionais buscam experiências fluidas, mais produtividade e conectividade para o consumidor dos dispositivos móveis da marca.

Eis um resumo da apresentação dos sistemas.

iOS 15

Apple

Vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi

Carro-chefe da apresentação do vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, o iOS 15 receberá novas funções que deixam o FaceTime mais fluído e com compartilhamento de conteúdo, além da inclusão de chamadas para usuários de Android e iOS via browser.

Outro destaque são as ferramentas de Focus, que permitem ao usuário focar naquilo que é importante em seu cotidiano, como receber notificações apenas da família e urgentes durante o trabalho, inclusive com função “não perturbe”. Especificamente em notificações, a Apple criou um resumo (summary, em inglês) que organiza os pushes por prioridade.

Na Apple Wallet, a companhia adiciona pela primeira vez identidades norte-americanas (carteira de motorista) e chaves digitais para abertura de portas em casas, hotéis e locais de trabalho. Além de atualização da CarKeys com suporte ultra wideband para carros da BMW que chegarão às ruas neste ano.

A ferramenta Live Text permite buscar informações em fotos capturadas na câmera ou salvas na galeria de imagens. Outras melhorias são: Autotranslate, para tradução automática em tempo real, sem precisar clicar no botão de microfone; melhor compilação de fotos e adição de músicas do Apple Music no app Memories, de fotos; Maps (foco apenas nos EUA) com realidade aumentada e ícones 3D; Notes com tags para fácil busca; e Weather com reprodução do clima em tempo real e imagens.

iPadOS 15

Apple

No sistema operacional para tablets, a Apple adiciona opção de uso de múltiplos apps com divisão de tela na função multitask. Na exibição, foi possível usar três aplicativos simultaneamente, inclusive podendo dar destaque a algum na tela e colocar os outros no fundo de tela.

Em combinação com o novo MacOS Monterey, os usuários ainda podem usar o Universal Control como extensão do computador, inclusive com uso de mouse e teclado para arrastar e compartilhar conteúdo. Para os desenvolvedores, o iPadOS 15 ganha o Swift Playgrounds, ferramenta que permite codificar, criar e publicar apps na App Store direto de seu tablet.

As novas funções do FaceTime do iOS 15 também chegam ao iPadOS 15, assim como inteligência no Live Text e tradução automática.

watchOS 8

Apple

Foto do modo retrato como face de relógio no watchOS 8

Em sua oitava versão, o OS para Apple Watch destaca-se pela inclusão das novas funções de carteira do iOS 15. Ou seja, o usuário também poderá desbloquear portas de sua casa, hotéis e locais de trabalho com o relógio, além de apresentar a sua carteira de motorista como forma de identificação. Os postos de segurança de aeroportos dos EUA (TSA) já começam a aceitar a identificação via a wallet.

Outras novidades são: inclusão de Tai Chi e Pilates nos exercícios; exercícios de meditação; análise de respirações por minuto durante o sono; uso de fotos do modo retrato como face do relógio; conversa com pessoas da agenda de contatos por meio de emojis e GIFs, além de textos ditados; e o modo foco do iOS 15.

Disponibilidade

Todos os sistemas operacionais estarão disponíveis nesta segunda-feira, 7, para desenvolvedores por meio do Apple Developer Program. A versão pública beta dos OS chega no mês de julho e a suas respectivas edições finais até o final deste ano.