iOS 15 Apple iPhone

A Apple lançou a atualização do sistema operacional, o iOS 15, nesta segunda-feira, 20. A nova versão traz como destaques aprimoramentos no FaceTime, que agora faz chamadas para dispositivos Android e Windows; na inteligência artificial, que identifica melhor animais, plantas e outros itens nas fotos tiradas com o aparelho; e um novo recurso que controla de maneira mais assertiva os limites das notificações. O iOS 15 está disponível para dispositivos a partir do iPhone 6S, lançado em 2015.

FaceTime

As novas atualizações melhoraram o áudio do aplicativo de videochamadas para torná-lo mais natural e realista. Com o áudio espacial, as vozes em uma chamada em grupo soam como se estivessem vindo da direção em que a pessoa está posicionada na tela. E o isolamento de voz, um novo modo de microfone, usa aprendizado de máquina para eliminar o ruído de fundo e priorizar a voz do usuário.

Há também o modo Retrato, que desfoca o fundo e deixa o usuário no foco.

Ambos os recursos – retrato e isolamento de voz – também podem ser usados com aplicativos de terceiros, como Webex, Zoom e WhatsApp.

As chamadas FaceTime agora vão além dos dispositivos Apple, de modo que as pessoas que usam um aparelho Android ou Windows podem entrar a partir de navegador da web. As chamadas FaceTime na web permanecem criptografadas de ponta a ponta de modo que a privacidade não seja comprometida. Para iniciar a chamada, os usuários de iPhone, iPad e Mac criam um link do FaceTime e o compartilham por meio de Mensagens, Calendário, Mail ou aplicativos de terceiros.

SharePlay

A Apple está planejando lançar um recurso chamado SharePlay, que permite assistir a um filme ou programa de TV com outras pessoas pelo FaceTime. Mas esse recurso ainda não está incluído, mas prometido para o final deste ano.

Fotografia

A Apple aprimorou sua inteligência artificial, que passa a identificar os elementos da imagem com mais precisão, inclusive textos. O software pode identificar e fornecer mais informações sobre animais, pontos de referência, plantas e livros. Ele também torna o texto dentro de suas fotos “pesquisável” e os usuários podem até copiar e colar texto de uma foto em um documento. A IA da Apple é executada em um iPhone, em vez de usar a nuvem para fazer o trabalho em um servidor remoto, então tudo que for identificado não será compartilhado com a empresa.

Modo “Focus”

Por alguns anos, os usuários do iPhone tiveram um modo chamado “Não perturbe”, que limitava as notificações, exceto a partir de uma lista de contatos próximos. Esses recursos receberam uma grande atualização no iOS 15 que a Apple chama de “Focus”. O recurso principal mostra apenas notificações de pessoas e aplicativos que o usuário pré-aprovou. Se alguém enviar mensagem de texto para um usuário que está no modo Focus, receberá uma mensagem informando que as notificações foram silenciadas, uma espécie de mensagem de ausência. Os usuários podem criar vários perfis Focus para diferentes situações, como trabalho, lazer e sono. Os usuários poderão criar telas iniciais especiais para que possam, por exemplo, ter diferentes coleções de aplicativos para o trabalho ou para casa.

Mapas

O Maps no iOS 15 apresenta melhores direções, horários de transporte público e um recurso de direções a pé de realidade aumentada que coloca grandes setas sobre cenas do mundo real dizendo aos usuários aonde ir – algo que o Google Maps fez tempos atrás. Há também os novos alertas em tempo real que avisam aos usuários quando eles precisam descer do ônibus, trem ou metrô antes de perderem a parada – tal como apps como o Moovit. Os passageiros podem acompanhar no Apple Watch, inclusive.

Siri rapidinha

A Siri não precisa mais enviar dados para um servidor para entender o que o usuário disse. Agora, é possível fazer isso no próprio dispositivo, o que levará a uma experiência mais ágil, bem como privacidade adicional – a Apple não terá mais acesso a todas as gravações de suas solicitações de Siri.

Privacidade

A Proteção de Privacidade do Mail impede que os remetentes saibam se um e-mail foi aberto e oculta os endereços IP para que os remetentes não possam saber a localização de um usuário ou usá-lo para criar um perfil sobre ele. A proteção da privacidade do usuário da Siri vai ainda mais longe com o reconhecimento de voz no dispositivo, já que as solicitações de áudio dos usuários agora são processadas inteiramente no dispositivo por padrão, permitindo mais personalização, solicitações off-line e desempenho mais rápido.