Apple; Facetime

Modo retrato no FaceTime para iOS 15

A Apple apresentou funcionalidades no seu aplicativo de conversas de vídeo, o FaceTime (iOS), para competir melhor com outros serviços de videoconferência e videochamada. Como parte das atualizações do iOS 15, o aplicativo receberá uma função que permite agendar reuniões via Calendar e convidar pessoas por meio do Messages ou e-mail, inclusive para usuários de Android e Windows acessarem via browser.

Também será possível compartilhar conteúdo entre usuários com a função SharePlay. Desse modo, os usuários podem acompanhar juntos músicas do Apple Music, programas do Apple TV e de apps externos, como Disney+, ESPN+, HBO Max, Hulu, MasterClass, Paramount+, Pluto TV, TikTok e Twitch.

Outras novidades de destaque são: um novo grid que permite ver mais participantes em uma chamada ao mesmo tempo; áudio espacial (spatial audio, no original em inglês) que fixa o som na pessoa que está na conversa; novos modos de microfone para isolar o som do usuário; modo de expansão do som em uma ligação; além do modo retrato, que desfoca a imagem de fundo e foca apenas no usuário.

As novidades do FaceTime chegam no iOS 15, que está disponível partir desta segunda-feira, 7, para desenvolvedores, e terá versão beta pública em julho. A versão para o público final sairá até o final do ano.