HISNEK; Ivi

Carolina Dassie é CEO da HISNEK, healthtec desenvolvedora da Ivi. foto: divulgação

Ivi (Android, iOS) é um aplicativo voltado para a saúde emocional e bem-estar dos colaboradores das empresas. Desenvolvido pela healthtech HISNEK, o app se serve de inteligência artificial para a prevenção a doenças mentais e promoção à saúde no ambiente corporativo. Desenvolvida em 2019, atualmente a solução impacta mais de 1,7 milhão de vidas em 18 companhias das mais diversas áreas, como Volvo, Suzano e empresas do grupo Rodobens.

Ivi foi desenvolvido antes mesmo da pandemia de Covid-19, mas os sinais de alerta de que os colaboradores das empresas estavam sofrendo desgaste emocional já estavam piscando para a equipe da HISNEK.

“Não nascemos com o propósito de usar a tecnologia para a saúde mental, mas, sim, para o fomento à saúde geral dos colaboradores. O primeiro foco foi com relação à alimentação”, lembra Carolina Dassie, CEO e fundadora da HISNEK. “Em 2018, reparamos que várias empresas começaram a comentar conosco sobre funcionários com questões de saúde mental. Foi aí que resolvemos desenvolver uma solução para isso: quando uma empresa detectou que 70% de seus funcionários tinham depressão. E eram casos intensos”, relata a executiva, em conversa com Mobile Time.

O tema ainda é tabu no mundo corporativo e o funcionário acaba se afastando somente quando não há outra alternativa. Falar com a liderança sobre o assunto ou com alguém da área de Recursos Humanos pode ser difícil para aqueles que estão com a saúde mental debilitada.

“Muitas pessoas têm medo de pedir ajuda e não receber o aumento que estava esperando ou medo do preconceito. Você finge estar bem até que não aguenta e precisa se afastar. Com o robô existe a falta de julgamento ”, diz Dassie.

Pensando em como ajudar esses colaboradores, a HISNEK desenvolveu uma IA baseada em um protocolo clínico a partir da seguinte hipótese: quando a pessoa conversa com um robô a probabilidade de falar mais abertamente é maior na comparação com uma conversa com o RH ou sua liderança.

Como funciona

Por meio do aplicativo, são usadas jornadas de interação com os colaboradores. Dentro destas jornadas, os colaboradores vão respondendo e interagindo por meio de botões. A partir das respostas dadas, Ivi é capaz de identificar em qual etapa de saúde mental a pessoa está e qual é o seu perfil. Sua interação é toda baseada em protocolos clínicos desenvolvidos a partir de estudos com veteranos de guerra, dividindo as pessoas em três estágios: verde, para quando a pessoa precisa de manutenção; amarelo, para aquelas que inspiram alguns cuidados; e vermelho, quando o colaborador precisa de uma atenção maior.

A ferramenta propõe uma série de atividades, de acordo com o perfil do usuário, que podem ser desde leituras, atividade física a meditação, mindfulness, dicas de alimentação e indicação de serviços de saúde. Para casos mais graves, o app funciona como um agente colaborativo que ajuda na indicação do melhor tratamento, porém, não oferece terapia – nem online nem presencial. “Sugerimos práticas de acordo com as preferências de consumo dessa pessoa”, explica.

A Ivi é um robô com inteligência artificial que nasceu em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Quando um usuário entra na base, seus dados são criptografados. E as prestações de contas para o RH não identificam o usuário, mas informam, em porcentagem, quantos colaboradores estão nas camadas verde, amarela e vermelha.

A solução da HISNEK também pode ser integrada ao plano de saúde oferecido pela empresa. Assim, caso detecte um colaborador que necessite de terapia, Ivi pode sugerir terapia online do convênio, por exemplo.

Modelo de negócio

Como modelo de negócio, a HISNEK cobra uma mensalidade com base no número de pessoas elegíveis para usar o produto. E, para estimular os colaboradores a experimentarem o aplicativo, a healthtech trabalha o marketing, fazendo ações nas empresas clientes para desmistificar a saúde mental.