Unicef

O Unicef lança nesta terça-feira, 9, um chatbot de ajuda em saúde mental para o público dos 13 aos 24 anos de idade. Batizado de Pode Falar, o robô de conversação será lançado oficialmente nesta noite em uma transmissão ao vivo em parceria com o TikTok (Android, iOS).

A live, que começa às 19h, será mediada pela psicóloga Karen Scavacini e conta com a participação da criadora de conteúdo Pequena Lo, psicóloga e humorista; da ativista e comunicadora indígena Alice Pataxó; e de Gabriela Mora, do Programa de Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil.

Com acesso por meio de site, o Pode Falar tem como intuito ser uma fonte confiável e anônima para jovens e adolescentes conversarem sobre como estão na pandemia do novo coronavírus, dar cartilhas com informações e encaminhá-los para instituições de apoio.

Para usar o robô, o jovem deve entrar no site e clicar no botão “começar a falar”, responder perguntas básicas e escolher uma das três funções principais:

  1. Quero (me) cuidar: um conteúdo confiável sobre como se ajudar e ajudar outras pessoas;
  2. Quero (me) inspirar: que mostra depoimentos de adolescentes e jovens que conseguiram superar situações difíceis. O usuário também pode deixar o seu relato;
  3. Quero Falar: espaço de acolhimento individual oferecido por diversas organizações na área de saúde mental.

Em setembro de 2020, o Unicef constatou por meio de enquete, com pessoas entre 15 e 19 anos, que 72% delas sentiram necessidade de pedir ajuda em relação ao bem-estar físico e mental durante a quarentena. Contudo, 41% não recorreram a ninguém.

Além de Unicef e do TikTok como apoio de comunicação, o bot foi feito em parceria com Asec (Associação pela Saúde Emocional das Crianças), Instituto Vita Alere, Instituto Syntese, Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), CVV (Centro de Valorização da Vida), Programa Vidas Preservadas, Ministério Público do Estado do Ceará, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), além de contar com o apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da SaferNet. A tecnologia foi desenvolvida pela IlhaSoft.

Sociedade

A solução do Pode Falar foi um dos temas debatidos no MMA KickOff Latam 2021. Camila Carvalho, responsável por alianças corporativas do Unicef, apresentou o bot e a parceria com o aplicativo de vídeo e lembrou que a ação faz parte das iniciativas do Dia da Internet Segura.

Pelo lado do TikTok, Kim Farrell, head de marketing da companhia, disse que o caminho de sua firma é democratizar ferramentas para a produção de conteúdo e abrir espaço para comunidades que se conectarem e avançarem sozinhas.

Outro exemplo de comunidade que foi apoiada pelo aplicativo é o evento de cultura negra Feira Preta. De acordo com Adriana Barbosa, fundadora e CEO do PretaHub, a organizadora do festival, a edição online via TikTok registrou 1,7 milhão de participantes em 2020.