A prefeitura de Florianópolis lança na próxima segunda-feira, 16, um sistema de atendimento remoto à população via ligação telefônica, site, aplicativo e WhatsApp. Batizado de Alô Saúde Floripa, o programa terá site dedicado, app para Android e iOS, central telefônica (0800-333-3233) e suporte por meio do app de mensageria.

A ideia da secretária municipal de Saúde é que o Alô Saúde seja um canal de esclarecimento de dúvidas para a população florianopolitana, inclusive sobre o novo coronavírus (Covid-19). No app, os usuários poderão efetuar videochamadas com profissionais de saúde, além de ter o contato das equipes de saúde municipal para esclarecimento de dúvidas via WhatsApp e telefone.

Em caso de sintomas de doenças e urgências – não necessariamente só o Covid-19 –, o cidadão pode agendar consulta médica via WhatsApp em até dois dias. Após passar pelo médico, a equipe do programa entra em contato com o paciente para acompanhar seu estado.

Nesta primeira etapa, 57% das centrais de saúde na cidade poderão receber agendamento de consulta via WhatsApp. Mas a central de esclarecimento de dúvidas está disponível para todos os habitantes.

Além de instalar o sistema, a prefeitura da capital catarinense equipou 151 equipes de saúde da família com celulares e WhatsApp. Desse modo, os pacientes podem ter o contato com os times em sua localidade para marcar consultas e exames.

Por enquanto, o programa municipal não terá atendimento pelo SAMU.