A falta de conectividade é um dos principais obstáculos para a transformação digital no agronegócio brasileiro. Muitas vezes as fazendas contam com maquinário inteligente, mas carecem de acesso à Internet na lavoura para a transmissão de dados em tempo real. Enquanto a cobertura móvel não alcança essas propriedades, uma das soluções é a implementação de redes celulares privativas. A gaúcha Virtueyes vem atuando como integradora em projetos desse tipo, tendo implementado redes celulares privativas em três fazendas e duas universidades na região Sul.

“O agro é extremamente carente em conectividade. E não é por falta de equipamentos inteligentes. O fazendeiro pode ter uma colheitadeira de R$ 2 milhões, cheia de sensores e tecnologia, mas não consegue usar porque não tem cobertura. Aí tem que espetar um pendrive, mas sofre com o limite de armazenamento e perde a visão em tempo real”, explica o CTO da Virtueyes, Israel Peixoto, em conversa com Mobile Time.

Nesse contexto, a Virtueyes procura fornecer projetos “turn key”, fazendo o planejamento, instalando os equipamentos de rede e trazendo também as aplicações. “Criamos projetos de fazenda conectada, nos quais um dos elementos é a rede privativa”, descreve o executivo.

As aplicações variam dependendo do cultivo e das necessidades de cada fazenda. Podem ser desde comunicação por voz entre funcionários até sensores de umidade do solo, rastreamento de gado ou coleta de dados enviados por tratores, colheitadeiras e outras máquinas, por exemplo.

Além das fazendas, a Virtueyes montou redes privativas em duas universidades da região Sul e em seu próprio escritório, para demonstração das aplicações. A maioria dos seus projetos utilizam as frequências de 700 MHz ou 2,3 GHz e são redes 4G com equipamentos de fornecedores diversos, como Baicells e Nokia. O core costuma ser on-premise, especialmente nos projetos no campo.

A Virtueyes atua como integradora, mas também tem uma licença de MVNO credenciada junto à Telecall, e tem um braço de investimento em startups, incluindo uma dedicada ao agro, com uma solução que mede a umidade do solo e orienta o fazendeiro em relação ao melhor momento para irrigação.