Em duas semanas de teste no centro de Curitiba, o aplicativo de pagamento de estacionamento público Pango atraiu o cadastro de 1,4 mil motoristas. O resultado é considerado positivo pela empresa, levando em conta que o teste acontece em apenas um bairro com 200 vagas de rua. A prefeitura da capital paranaense ainda vai decidir se adotará o sistema.

A empresa quer agora realizar o teste em outras cidades do País. Para a viabilidade comercial da solução, é preciso envolver pelo menos 500 vagas. O sistema pode coexistir com qualquer outro método de controle de estacionamento, como parquímetro ou cartões impressos. O app é adotado em 50 cidades no exterior, dentre as quais Nova Iorque.

Os motoristas que desejarem usar o Pango para pagar pelo estacionamento nas vias públicas precisam se cadastrar previamente no site do serviço, associando a placa do seu carro à sua conta, e comprar créditos, que são descontados a cada utilização. Depois, basta abrir o app em seu smartphone quando estacionar e apertar um botão. A partir daí, seu tempo de estacionamento é contado. Se houver um limite, o motorista é avisado alguns minutos antes no celular. Os fiscais, por sua vez, são munidos de tablets através dos quais podem verificar os carros que efetivamente pagaram via Pango pela vaga. O app está disponível para Android e iOS.