O Snapdragon 855, novo chipset top de linha da Qualcomm, será o primeiro para smartphone com um modem habilitado para trabalhar com Wi-Fi 6. Ele permitirá a conexão a roteadores no padrão 802.11ay, que operam na frequência de 60 GHz, alcançando velocidades de até 10 Gbps.

Ainda sobre conectividade, a Qualcomm esclareceu que o Snapdragon 855 vai funcionar com conexões simultâneas às redes 4G e 5G, quando houver ambas disponíveis, reduzindo a fricção da experiência do usuário quando passar do 5G para o 4G.

Segundo a empresa, o CPU do Snapdragon 855 é 45% mais rápido que aquele do seu antecessor, o Snapdragon 845. É o maior crescimento de performance já registrado em uma nova geração de chipsets da Qualcomm. E o GPU, por sua vez, é 20% mais rápido.

Três câmeras e IA

O novo chipset torna possível a criação de smartphones com três câmeras (uma teleobjetiva, uma grande angular e outra com uma super grande angular). Seu processador de imagens trabalha com inteligência artificial e reconhecimento de imagens, permitindo, por exemplo, a identificação de planos de fundo e objetos em cena, assim como a sua edição em tempo real.

As câmeras em aparelhos com o novo chipset poderão captar imagens com o padrão HDR10+ e armazená-las com a extensão HEIF (High Efficiency Image File).

Mudando a cor do cabelo e cancelando ruído

A Qualcomm demonstrou algumas aplicações desenvolvidas por parceiros e que revelam o potencial do novo chipset. Uma delas, criada por uma empresa chamada Nalbi, consiste em trocar a cor do cabelo de uma pessoa enquanto ela se vê na câmera do smartphone. A troca acontece em tempo real e acompanha os movimentos da cabeça da pessoa com perfeição.

Outro exemplo que chamou a atenção foi um aplicativo capaz de silenciar todo o ruído ao redor durante uma videochamada, captando somente a voz do interlocutor. A demonstração foi feita dentro de um bar barulhento e em um estádio de futebol. A seleção da voz é feita graças ao uso da capacidade de inteligência artificial presente no Snapdragon 855.

As especificações do Snapdragon 855 foram apresentadas nesta quarta-feira, 5, durante evento organizado pela Qualcomm no Havaí.