CNH Digital

Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Carteira Nacional de Habilitação Digital já está no smartphone de 3,4 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. Desse total, 70% fizeram o download do documento no ano de 2020, o que corresponde a 2,4 milhões de cidadãos. Os dados são do Denatran de SP (Departamento Nacional de Trânsito). De acordo com dados do novembro do órgão federal, o estado paulista tem 38 milhões de condutores habilitados.

Vale lembrar que a CNH Digital está dentro da Carteira Digital de Trânsito (AndroidiOS), desenvolvida pelo Serpro e adotada pelas 26 unidades estaduais do Detran e pelo Detran-DF.

Na última quinta-feira, 7, o Serpro confirmou que a Carteira Digital de Trânsito (CDT, em sua sigla original) terá mais dois item importantes para atrair motoristas ao documento in-app:

  • a partir de agora os novos veículos vendidos no Brasil contarão com o CRVe (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), um documento digital de registro e de licenciamento anual que substitui os antigos CRV e CLA;
  • e o documento de transferência de propriedade de um veículo, que antes era vinculado ao antigo CRV, também passa a ser digital e ganha um novo nome: Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).

As duas funcionalidades da CDT foram adiantas no Mobi-ID, evento organizado por Mobile Time em novembro de 2020.