Denatran; Mobi-ID

O Denatran planeja digitalizar o Certificado de Registro de Veículo (CRV) no começo do próximo ano e adicioná-lo ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A informação exclusiva foi compartilhada por Eduardo Sanches Faria, coordenador-geral de sistemas, informação e estatística do Denatran, durante participação no Mobi-ID 2020, evento virtual organizado pelo Mobile Time nesta quinta-feira, 19.

Importante dizer que o CRV é o documento que comprova o registro de um veículo em um órgão de trânsito.

De acordo com o executivo, o processo de digitalização começará a partir de fevereiro de 2021. A ideia do órgão é que a partir de 2022, o CRV em papel não seja mais expedido pelos órgãos de trânsito brasileiros. Sanches Faria explicou que a digitalização do documento é similar a que ocorre com o Certificado de Registro de Veículo (CRLV) – documento que indica que o carro está apto a circular pelas ruas do País –, que a partir de 2021 será totalmente digital.

Além dessas mudanças, o coordenador do Denatran confirmou que a CDT (Android, iOS) ganhará novas funções entre o final de 2020 e o começo de 2021, são elas:

  • Indicação do real infrator;
  • Comunicação de venda de veículo;
  • Transferência de propriedade de veículo;
  • Alerta de roubo e furto de veículo;
  • Registro de defesa e recursos da infração;
  • Atualização de endereços;
  • E informação sobre a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dados

Mobi-ID; Denatran

O Brasil ultrapassou pela primeira vez a marca de 10,2 milhões de CNHs Digitais ativas na Carteira Digital de Trânsito (CDT), 1 milhão de carteiras de motoristas a mais que o dado revelado no começo de novembro. O objetivo do órgão nacional de trânsito é ter todos os clientes com carteira de motorista com QR code usando o aplicativo. Atualmente, 45 milhões dos 75 milhões de condutores cadastrados no Brasil têm o código QR em seus documentos.

Sanches Faria explicou ainda que há 8,5 milhões de CRLVs digitais ativos. A CRLV Digital e a CNH Digital fazem parte da CDT.