A partir de agora os novos veículos vendidos no Brasil contarão com o CRVe (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), um documento digital de registro e de licenciamento anual que substitui os antigos CRV e CLA. Ele ficará disponível dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde também pode ser armazenada a carteira nacional de habilitação do motorista. Além disso, o documento de transferência de propriedade de um veículo, que antes era vinculado ao antigo CRV, também passa a ser digital e ganha um novo nome: Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). A novidade havia sido adiantada no evento Mobi-ID, organizado por Mobile Time em novembro.

As alterações atendem exigências da Resolução 809, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com isso, o País deixa de usar papel moeda na emissão de documentos de veículos.

Cabe ressaltar que, por enquanto, o processo de transferência de propriedade de um veículo ainda requer a impressão do ATPV-e e do comparecimento das partes (vendedor e comprador) ao Detran e a um cartório. Mas está no roadmap do Denatran digitalizar esse processo.