Dois recursos do Google Maps (Android, iOS) estarão disponíveis na cidade de São Paulo, nos próximos meses. A visualização imersiva, lançada nesta quarta-feira, 8, cria modelos virtuais de cidades para navegação em 3D. Já o Live View interno ajuda o usuário a se orientar, por meio de realidade aumentada (AR), em estabelecimentos fechados, como aeroportos, shoppings, estações de trem e outros locais extensos.

Na visualização imersiva, é possível simular as condições climáticas futuras do local. Crédito: divulgação

A visualização imersiva, anunciada em 2022, utiliza inteligência artificial (IA) para juntar bilhões imagens do Street View e imagens aéreas para criar modelos digitais do mundo real. Com o recurso, é possível navegar por cidades como se estivesse sobrevoando o local, que pode ser visto em diferentes momentos do dia e condições climáticas. O usuário consegue até mesmo ver como estará o tempo no local futuramente, para saber quando visitá-lo.

“Você pode sobrevoar virtualmente o prédio, encontrar as entradas e ter uma noção do que há na área. Para ajudá-lo a evitar multidões, queremos apontar as áreas que tendem a ser movimentadas, para que você tenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão segura sobre onde ir”, explicou Chris Philips, vice-presidente e gerente geral de Geo do Google, em evento, nesta quarta-feira, 8. 

Outra funcionalidade da visualização imersiva é navegar internamente em estabelecimentos, como restaurantes, em modelos digitais. “Esta visão interna realista de fotos é alimentada por Neural Radiance Fields [NeRF], uma técnica avançada de IA que usa imagens 2D para gerar uma representação 3D altamente precisa, que recria todo o contexto de um lugar, incluindo sua iluminação, a textura dos materiais, o que está no fundo etc”, contou.

O recurso está disponível a partir desta quarta-feira em Londres, Los Angeles, Nova York, São Francisco e Tóquio. Além de São Paulo, ele chegará a Barcelona, Berlim, Frankfurt, Madri, Melbourne, Paris, Praga, Cingapura, Sydney e Taipei, nos próximos meses.

Live View interno

Google Maps dá orientações em realidade aumentada dentro do aeroporto. (Crédito: divulgação)

Lançado em 2021, o Live View interno ajuda o usuário a navegar em locais extensos usando AR, por meio da câmera do celular. O objetivo do Live View é trazer a experiência padrão do Google Maps para locais internos, onde pode não ser fácil conseguir um sinal de GPS ou é um pouco mais difícil se orientar, como aeroportos, estações de trem e shopping centers.

O recurso é baseado na tecnologia Global Localization, do Google, que utiliza IA para escanear bilhões de imagens do Street View, localizando e orientando o usuário. Ela dá direções com setas em AR e também mostra ícones de lugares importantes, como caixas eletrônicos, banheiros ou até mesmo o balcão de check-in de um aeroporto.

O recurso será expandido nos próximos meses para mais de 1 mil estabelecimentos em Barcelona, Berlim, Frankfurt, Londres, Madri, Melbourne, Paris, Praga, Cingapura, Sydney, Taipei e Tóquio, além de São Paulo.