O Paquistão suspendeu o serviço de telefonia móvel em todo o país nesta quinta-feira, 8, dia de sua eleição nacional. A medida foi motivada por questões de segurança, após uma série de incidentes violentos ocorrerem na véspera da votação, como atentados a bomba e tiroteios que resultaram na morte de nove pessoas, de acordo com a Reuters. Terminada a votação, os serviços começaram a voltar.

A suspensão da telefonia móvel foi criticada por políticos da oposição e por organismos internacionais, como a Anistia Internacional, como um ataque à liberdade de expressão. Militantes oposicionistas convocaram a população a remover as senhas de suas redes residenciais de Wi-Fi para que as pessoas pudessem acessar a Internet de seus celulares.

O Paquistão tem cinco operadoras móveis: Jazz, controlada pelo grupo holandês Veon; Zong, controlada pela China Mobile; Telenor Pakistan, da norueguesa Telenor; Ufone, do governo paquistanês; e SCO, também do governo paquistanês. 

Vale lembrar que recentemente o governo do país anunciou um projeto para facilitar a compra de celulares com pagamento parcelado.

Crédito da imagem no alto: ilustração produzida por Mobile Time com ferramenta de IA generativa