O governo do Paquistão planeja lançar um projeto para facilitar a compra de celulares pelos cidadãos do país, com pagamento parcelado.

Anunciada pelo ministro de TI e Telecomunicações, Dr. Umar Saif, e informada pelo site ARY News, a iniciativa foi batizada de ‘smartphone for all’. Ela pretende ainda estabelecer um fundo de pesquisa e desenvolvimento para apoiar fabricantes de celulares e facilitar o crescimento da fabricação de handsets no Paquistão. Com isso, um dos objetivos seria reduzir a importação dos dispositivos móveis e promover a indústria paquistanesa.

Saif não deu muitos detalhes, mas quem faltar com o pagamento das prestações terá o aparelho bloqueado pela Autoridade de Telecomunicações do Paquistão (PTA, na sigla em inglês). A proposta, segundo o ministro, é incentivar um comportamento financeiro responsável e garantir o acesso a smartphones a toda população paquistanesa.

As empresas de telecom poderão oferecer smartphones diretamente a seus clientes em prestações, uma forma de chegar aos paquistaneses de baixa renda. Segundo o ministro de TI e Telecomunicações, o Paquistão é o sétimo maior mercado de telefonia móvel do mundo, com 190 milhões de celulares em uso.

Crédito: imagem produzida por Mobile Time com IA generativa