O TikTok (Android, iOS) adotará uma série de medidas para adequar sua governança de dados às leis da União Europeia. Por meio do Projeto Clover, anunciado nesta quarta-feira, 8, a plataforma vai garantir que seus funcionários não tenham acesso aos dados de usuários europeus, que passarão a ser armazenados no continente. Uma equipe trabalha nisso desde 2022, mas as medidas serão implementadas ao longo de 2023 e 2024.

A plataforma vai introduzir gateways de segurança que limitarão o acesso dos funcionários aos dados de usuários europeus, assim como a transferência deles para fora da Europa, adicionando um novo nível de controle. A companhia garantiu que qualquer acesso aos dados dos usuários estará de acordo com as leis de proteção de dados europeias.

Este processo será supervisionado e verificado por uma empresa de segurança europeia terceirizada, que auditará os controles e as proteções de dados. A companhia também monitorará os fluxos de dados, fornecendo verificação independente e relatando quaisquer incidentes.

A plataforma adotará tecnologias para melhorar a governança de dados. Isso inclui a anonimização de dados pessoais para que um indivíduo não possa ser identificado, a fim de proteger a privacidade das pessoas.

O TikTok informou que começará a armazenar dados de usuários europeus localmente em 2023, com a migração continuando até 2024, por meio de um investimento anual de 1,2 bilhão de euros em três data centers. Nesta quarta-feira, foram anunciadas as localizações de dois deles: em Dublin, na Irlanda, e Hamar, na Noruega. Em 2022, começou a migração para o primeiro data center europeu, também na cidade irlandesa.

Banimentos

Devido às supostas ligações da ByteDance, dona do TikTok, com o governo chinês, a plataforma tem sofrido o escrutínio de autoridades no mundo inteiro. No dia 1º de março de 2023, o Parlamento Europeu anunciou o banimento do TikTok de todos os dispositivos móveis oficiais dos seus membros. Em 23 de fevereiro, o Conselho Europeu e a Comissão Europeia haviam feito o mesmo.

“A medida é necessária devido a preocupações de proteção de dados relacionadas ao aplicativo. O objetivo é proteger os dados e sistemas da Comissão de possíveis ameaças à segurança cibernética”, disse a Comissão em e-mail interno enviado para sua equipe com mais de 30 mil funcionários.

“Foram levantadas questões de segurança cibernética no uso da plataforma de mídia social TikTok, em particular em relação à proteção de dados e coleta de dados por terceiros”, justificou o Parlamento aos 8 mil membros.