Mao Ning, porta-voz da diplomacia chinesa (crédito: Ministério das Relações Exteriores da República Popular da China)

A porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, criticou a postura dos congressistas norte-americanos e defendeu que o governo chinês não coleta dados de nenhum aplicativo de seu país. E declarou que os legisladores dos Estados Unidos fazem uma “caça às bruxas xenófoba” contra a rede social chinesa.

“O governo chinês leva a privacidade de dados e a segurança com seriedade, inclusive com proteção legal. O governo chinês nunca pediu e nunca vai pedir que nenhuma companhia ou indivíduo coletem ou deem dados, informações ou inteligência em locais no exterior e contra suas leis locais”, disse Ning, ao ler uma nota oficial em conferência com jornalistas nesta sexta-feira, 24.

Na sequência, Ning passou a ler o trecho que criticava os EUA e seus legisladores: “O governo dos Estados Unidos não mostrou uma evidência ou prova que o TikTok (Android, iOS) ameaça sua segurança nacional, ainda assim tem feito pressão e ataques à companhia com base na presunção de culpa. Nós notamos que alguns dos congressistas têm dito que veem o bloqueio ao TikTok como uma ‘caça às bruxas xenofóbica”.

A porta-voz afirmou ainda que os EUA devem “respeitar os princípios da economia de mercado e competição justa”, garantir um ambiente “aberto, justo e não discriminatório” para empresas estrangeiras que operam nos EUA e “parar de pressionar” companhias estrangeiras.

O posicionamento da China surge nesta sexta-feira, 24, um dia após o CEO do TikTok, Shou Chew, passar por audiência no Congresso dos EUA. Chew respondeu várias vezes que o TikTok não passa dados de usuários norte-americanos para o governo chinês e que essas informações sequer saem do território norte-americano.

Entenda

O governo norte-americano está de olho no TikTok desde a gestão Trump. Em setembro de 2020, os EUA proibiram que o app não fosse baixado no país. Em junho de 2021, já com Joe Biden, o presidente revogou medidas de seu antecessor, substituindo-as por uma nova ordem executiva. Dessa vez, o chefe de estado exigiu revisões de segurança para apps que estejam sob a jurisdição de adversários estrangeiros, como a China. Já os congressistas norte-americanos se movimentam desde o final de 2022 para bloquear o uso do TikTok nos país com a prerrogativa de possíveis problemas à segurança nacional, uma vez que a plataforma estaria passando dados de cidadãos norte-americanos para o governo chinês. Porém, não há provas, apenas um projeto de lei pedindo o banimento.

A disputa escalou nas últimas semanas com o governo dos EUA e os países da União Europeia bloqueando o uso do app de vídeos nos handsets de seus funcionários públicos. Logo após a UE aumentar as tensões, o TikTok apresentou o Project Clover que busca trazer mais medidas de proteção para usuários europeus.