O Spotify (Android, iOS) teria pago cerca de US$ 40 bilhões em pagamento de royalties para artistas desde o seu começo, em 2006. O dado foi apresentado nesta quarta-feira, 8, durante a edição deste ano do StreamOn, o seu principal evento para artistas e criadores de conteúdo.

De acordo com Daniel Ek, CEO e fundador do Spotify, afirmou que atualmente o serviço de streaming tem 500 milhões de usuários, 10 milhões de artistas e criadores de conteúdo em 184 países.

No relatório do quarto trimestre de 2022, a companhia tinha 490 milhões de usuários ativos.

Usuários e artistas

Card para dispositivos móveis Showcase, uma nova forma de apresentar álbuns e artistas para usuários (reprodução: Spotify)

A companhia apresentou uma série de novos produtos para artistas, podcasters e uma grande atualização em seu app para o usuário final.

O app do Spotify ganha funções com mais inteligência artificial imbuída, como:

  • Prévias para podcast, audiobooks e listas de músicas;
  • Reprodução automática de podcasts;
  • Feeds mais apurados com vídeos efêmeros;
  • Smart Shuffle para ouvir músicas que sejam mais próximas do gosto do usuário.

Há ainda o DJ AI, ferramenta de música aleatória que tem a inteligência artificial generativa da OpenAI embarcada, e que foi lançada no final de fevereiro.

Para os artistas, as principais novidades são soluções de publicidade e de divulgação de projetos, como:

  • Spotify Clips, com vídeos de até 30 segundos em seus perfis e páginas dos álbuns;
  • Countdown pages, espaço para artistas fornecerem informações para usuários lerem e salvarem seus álbuns e músicas direto no feed;
  • Marquee, recomendação patrocinada de álbuns e músicas;
  • Discovery Mode, função que permite ao artista marcar a música e o algoritmo o oferece para os usuários ouvirem;
  • Showcase, cartão para dispositivos móveis que apresenta o artista ou um álbum no feed do usuário.

As atualizações chegam a partir desta quarta-feira.

Podcast

A Netflix e a Schwartz Media da Austrália aderiram à plataforma de podcasts do Spotify, o Spotify for Podcasters, que integrou a plataforma de edição corporativa Megaphone. O streaming sueco anunciou novas ferramentas de podcast como videocasting, prévia de podcast, podcast em capítulo e ferramentas de interação (pergunta e resposta e enquetes), além de programas de assinaturas, espaço educacional sobre criação de podcasts e dados analíticos. Grande parte dessas funções estavam em testes com alguns publishers. Também confirmou novos conteúdos exclusivos, como uma nova série em áudio do Batman.