Carlos Eduardo Peyser, diretor de estratégias para PMEs do Itaú Unibanco, durante o seminário Conexão PIX

O PIX, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC), possibilitará a criação de novos serviços financeiros atrelados a ele. É esperado, por exemplo, que surjam ofertas de empréstimos instantâneos, para o consumidor que quiser pagar com PIX mas não tiver saldo na hora da compra, disse o diretor de estratégias para PMEs do Itaú Unibanco, Carlos Eduardo Peyser, durante o seminário virtual Conexão PIX, organizado pelo BC nesta quarta-feira, 8.

“Muitos serviços vão surgir junto com o PIX. Cada instituição de pagamentos está pensando nos produtos que vai oferecer em conjunto com o PIX. Um deles, até meio óbvio, é o empréstimo instantâneo, para quem não tiver dinheiro em saldo”, comentou o executivo.

Outra possibilidade é a oferta ao lojista da antecipação de um pagamento que o consumidor tenha agendado pelo PIX, citou o chefe-adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro (Decem) do BC, Carlos Eduardo Brandt, que moderou o painel.

Bancos

Peyser reforçou o papel importante que os bancos terão para estimular o uso do PIX. Na sua opinião, é fundamental que os bancos construam uma experiência simples e fácil de usar para o PIX, e que ajudem na educação dos seus clientes. Ele lembrou que ainda existe uma parcela da população que prefere usar dinheiro em vez de canais digitais, por razões diversas, e que talvez mude de ideia com a chegada do PIX, se for convencida de que é simples, barato e seguro.