A empresa de consultoria Delta Partners publicou um novo documento intitulado "Serviços financeiros móveis: uma oportunidade transitória para operadoras de serviços móveis", no qual afirma que bancos e operadoras de telecomunicações devem trabalhar em conjunto para fazer plataformas móveis de sucesso no setor financeiro.

Os serviços financeiros móveis (SFM) incluem pagamentos móveis (M-Payments), serviços bancários móveis (M-Banking) e seguros móveis (M-Insurance). O documento ressalva a dificuldade de transformar em realidade a oportunidade dos serviços móveis no setor, mas identifica potenciais modelos colaborativos para aproveitar essa oportunidade. Acredita-se que os mercados emergentes tenham um potencial para movimentar entre US$ 120 e 130 bilhões em serviços financeiros móveis nos próximos anos.

Entre as oportunidades para o futuro do setor, a Delta identifica os pagamentos digitais; pagamentos por comunicação de campo próximo (Near Field Communication, NFC); e o M-Banking, incluindo o acesso a serviços bancários através de aplicativos e abordagens comerciais conjuntas de operadoras e bancos. O documento ressalva ainda que, embora a colaboração com empresas de OTT tenha um valor questionável para as operadoras, fazer parcerias ou colaborar com bancos e redes de pagamentos financeiros provavelmente gerará valor para todos os envolvidos.

Segundo o relatório, as operadoras e os bancos não estão destinados a serem concorrentes, mas “devem aprender como fazer parcerias e colaborar uns com os outros” para revelar o verdadeiro potencial dos serviços financeiros móveis.