Em países emergentes como o Brasil é comum pedir dinheiro emprestado quando se atravessa um momento difícil – mais de um terço dos entrevistados em uma pesquisa da Ovum disseram que já pediram a um amigo ou parente nos últimos meses. Isso não é surpreendente, considerando que é insustentável para muita gente pegar dinheiro emprestado de agiotas ou bancos locais, por conta de suas altas taxas de juros.

Por isso é animadora a notícia de que a operadora Globe das Filipinas está planejando oferecer seu serviço de empréstimos bancários móveis em outros países. Com 2 bilhões de pessoas em todo o mundo sem acesso a quaisquer serviços financeiros, a perspectiva de ser possível acessar pela primeira vez tais serviços usando um telefone de recursos simples abre uma quantidade ilimitada de oportunidades econômicas onde anteriormente existiam pouquíssimas.

E os bancos sabem que estão na presença de um vencedor. Tome-se por exemplo o Quênia, onde as já conhecidas marcas M-Pesa e Airtel Money agora enfrentam a perspectiva de aumento da concorrência por parte do Equity Bank, que planeja oferecer serviços de transferência móveis através de parcerias com a operadora Airtel. O novo serviço permitirá que os clientes tomem empréstimos, realizem transferências internacionais de dinheiro, recebam serviços de seguros e investimento, e enviem e recebam dinheiro de outros bancos comerciais e de outros serviços de transferência móvel de dinheiro.

Para as operadoras em mercados emergentes que estão pensando em pegar o trem dos serviços financeiros móveis, esta tendência oferece um enorme incentivo para que expandam as suas linhas de negócios para esta nova área. E por que não deveriam? De acordo com a pesquisa, as operadoras de telefonia móvel em mercados emergentes já possuem um bom grau de confiança junto aos consumidores, e estão até mesmo mais bem classificadas que os bancos em determinados mercados.

Mas o melhor mesmo é que as operadoras, dada a sua natureza, têm vantagens importantes que as tornam bem colocadas para atrair a confiança dos potenciais assinantes. De acordo com o Boston Consulting Group:

– Elas já são tradicionalmente focadas em todos os clientes, e não apenas nos mais rentáveis
– Elas já possuem um dispositivo seguro – o telefone móvel – nas mãos dos clientes
– Elas têm a vantagem adicional de possuírem uma grande rede de distribuição

E, com tantas pessoas que ainda não conseguem acessar os serviços financeiros móveis, ainda existe uma abundância de negócios para satisfazer a todos.