Há anos a Internet tem contribuído para disseminar os textos de novos escritores, seja através de blogs ou de plataformas de autopublicação. Agora chegou a vez de a tecnologia móvel colaborar com a difusão da nova literatura. Acaba de ser lançado o Diminuto, um app para Android e iOS cuja proposta é servir como um espaço para publicação e leitura de minicontos de autores brasileiros. O projeto nasce com 250 textos de quase 50 escritores diferentes. A plataforma é aberta para a participação de qualquer novo autor, mas todas as obras passam por uma avaliação e uma revisão ortográfica da equipe do Diminuto antes de serem publicadas. É possível escrever e tanto pelo app quanto pela sua versão na web. A leitura se restringe ao app.

Com limite de 750 caracteres, cada texto cabe em uma única página e pode ser lido em um minuto. A ideia é justamente servir como um passatempo no smartphone, uma leitura rápida de bons contos de tamanho reduzido. "Em vez de aproveitar o tempo ocioso jogando Candy Crush, melhor ler um miniconto. Diminuto é um passatempo produtivo",  explica Déborah Gouthier, uma das idealizadoras do projeto. Ela própria é escritora e assina vários dos textos disponíveis na plataforma. Os leitores podem marcar seus contos favoritos e compartilhar o aplicativo nas redes sociais. Em uma próxima atualização do app, serão incluídas notificações para quando houver novas publicações dos autores preferidos do leitor.

O Diminuto foi criado por Déborah junto com seu namorado, o programador Lucas Garcia, e sua irmã, a designer Isabella Gouthier. O projeto contou com apoio financeiro do fundo de arte e cultura do governo de Goiás, que vai contribuir com uma verba de R$ 30 mil para o Diminuto.

Não há intenção dos criadores de cobrar pelo uso do app em si. Mas está nos planos publicar no futuro coletâneas impressas com os contos favoritos do público. "A ideia é fomentar a cultura", comenta Déborah.