Assessoria/MinInfra

O Aeroporto Internacional de Florianópolis começou a testar nesta quinta-feira, 8, o aplicativo de reconhecimento facial do passageiro para embarque automático. Batizado de Embarque Seguro (Android, iOS), o app foi feito pelo Ministério da Infraestrutura em parceria com o Serpro.

A ideia do aplicativo é ter em um único lugar a tecnologia de reconhecimento facial que libera o acesso nos portões de embarque atrelado a um sistema nacional unificado que possa checar e validar a identidade do cidadão.

Quando a solução estiver pronta, o governo pretende liberar o acesso paulatinamente a outros aeroportos brasileiros.

Como funciona

Ainda em período de testes, o app será testado por passageiros voluntários da Latam. A conferência da identidade com a biometria é feita no momento de check-in com a foto vinculada ao bilhete aéreo. O embarque no avião será por meio de leitura biométrica facial. Com isso, o passageiro não precisa demonstrar nenhum documento em papel na hora de embarque. No app, a verificação de dados é feita por meio da base de dados da CNH do Denatran, que possui 56 milhões de identidades. Em breve, outros bancos de dados serão adicionados ao aplicativo.

Mobi-ID

O mercado de soluções de reconhecimento facial e de outras tecnologias de biometria digital serão discutidos durante a terceira edição do Mobi-ID, seminário organizado por Mobile Time que este ano acontecerá em formato digital. Mais informações estão disponíveis em www.mobi-id.com.br.