A TIM apresentou nesta quinta-feira, 8, seu plano para criar uma sede regional da empresa em Campinas, além da abertura de 63 lojas até o final de 2021 no estado de São Paulo, totalizando 336 postos de trabalho. De acordo com o CEO da operadora, Pietro Labriola, o investimento terá impacto no custo em 2020, mas o crescimento será para o próximo ano.

O executivo disse que a ideia do investimento é passar uma mensagem positiva para o mercado. E o investimento começa por São Paulo, pois a TIM acredita que a retomada da economia no Brasil será pelo estado: “No momento atual – de pandemia do novo coronavírus – em que todos no mundo olham a economia com problema, em que todo mundo fala de redução de investimento, desligamento de funcionário, problema de trabalho, nós (TIM) queríamos colocar uma mensagem positiva”.

“Acreditamos que a retomada da economia vai começar no estado de São Paulo, que é grande como um país da Europa, do tamanho da França. É o motor da economia do Brasil”, completou Labriola, sem revelar o valor que será investido na expansão comercial.

Ao todo 20 unidades serão abertas até o final do ano em São Paulo, 18 antes da Black Friday. Outras 22 foram inauguradas neste ano. A operadora encerrará o ano com 176 lojas em São Paulo, sendo 42 abertas em 2020.  Para o ano que vem, a TIM promete abrir mais 21 lojas paulistas.

Vale lembrar que a TIM trabalha em um mix de lojas próprias e franqueadas. Nesta estratégia, o Grupo Jufap será o parceiro pelo lado dos franqueados.

No Brasil, a TIM tem 157 lojas próprias e 708 revendas no Brasil, um total de 865.

A força do interior

Segundo Bruno Vasconcelos, diretor comercial da TIM, a maior parcela da receita da companhia em São Paulo está no interior. O executivo afirmou que metade dos investimentos comerciais da TIM no Brasil estão focados na região interiorana do estado paulista.

Inicialmente, a estratégia de expansão das lojas começou nesta quarta-feira, 8, na cidade de Ribeirão Preto. O interior de São Paulo é a chave de crescimento da capilaridade da operadora nessa estratégia, uma vez que 66% das lojas que serão abertas até 2021 são para regiões fora área metropolitana paulista.

Além das lojas, a TIM abrirá uma nova sede regional comercial em Campinas. Esse local servirá para atender as operações de vendas em Ribeirão Preto, São José dos Campos, Baixada Santista e demais municípios do interior. Por sua vez, a sede de São Paulo segue atendendo a capital e municípios da região metropolitana.