Coronavírus; Covid-19

O isolamento social aumentou no Brasil nos últimos dias, segundo relatório do Google Mobility Report que se baseia em dados de mobilidade dos usuários Android. Considerando o valor base, que compara esta segunda-feira, 29, com a média histórica de cinco semanas atrás, houve uma queda de circulação de 45% em parques em todo Brasil. Também foram notados recuos de 43% em centros de varejo e lazer; 32% em transporte público; e 16% em locais de trabalho.

Os únicos segmentos que aumentaram no País foram: residencial (+12%) e farmácias e mercados (+5%). Ou seja, em grande medida o brasileiro está adotando o isolamento social e ficando mais em casa.

Por estado, Ceará e Santa Catarina tiveram quedas representativas em visitações aos parques (-68% e -70%, respectivamente). O lado negativo da análise é o Acre, que obteve crescimento de 88% no uso de transporte público.

São Paulo

Outro índice de isolamento, o SIMI, do estado de SP, indica que houve um aumento de quatro pontos percentuais no isolamento social entre o domingo do dia 20 de março e o último domingo, 28, o primeiro com o período emergencial com antecipação de feriados imposto por diversos municípios. Na análise estadual, a adesão ao isolamento social subiu de 47% para 51%. O percentual se refere à parcela da população que permaneceu dentro de casa.

A cidade paulista com maior adesão ao isolamento social foi São Joaquim da Barra: 72%. Dos municípios medidos, ainda destacam-se positivamente algumas regiões de praia, como Bertioga (64%) e São Sebastião (63%).

Por outro lado, Avaré teve apenas 41% de distanciamento social. No litoral, Mongaguá obteve 50% no índice, o mesmo percentual de São Paulo.

Vale lembrar, os especialistas de saúde sanitária indicam 70% como o percentual ideal para o distanciamento social funcionar e evitar a proliferação do novo coronavírus (Sars-CoV 2).

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, o Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR) informou com base nos dados de trânsito do Waze que registrou um trânsito 86% menor que a média às 10h do último domingo, com 1 km de trânsito ante 7 Km da média histórica. Porém, às 13h alcançou um trânsito 200% acima da média, com 3 km versus 1 km.

Importante dizer que a média histórica obtida pelo COR usa os três últimos dias iguais da semana. Ou seja, os três domingos antecessores ao dia 28 de março.

Por sua vez, a plataforma de medição de distanciamento social InsightNow, da CyberLabs, que é usada pelo COR, passa por ajustes pedidos para aprimorar a forma de apresentação dos dados. De acordo com a fornecedora da tecnologia, após os ajustes serem concluídos, os dados de distanciamento serão disponibilizados novamente.