Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria, durante coletiva de imprensa

A Secretaria de Educação do estado de São Paulo dará chips de telefonia para alunos mais vulneráveis e professores, um investimento de R$ 75 milhões ao longo de 12 meses. Na ação apresentada pelo governador João Doria (PSDB-SP) nesta quarta-feira, 14, 750 mil SIMcards serão distribuídos na rede de ensino a partir do mês de novembro, sendo 500 mil para alunos e 250 mil para professores.

No projeto, os chips telefônicos terão 3 GB mensais para os alunos e 5 GB para os professores. Atualmente, apenas o app do Centro de Mídia não tem cobrança da franquia de dados. Além disso, os pacotes têm SMS e ligação telefônica para conversa entre alunos e professores.

“Essa distribuição de chips tem como objetivo diminuir a evasão escolar (durante o período da pandemia do novo coronavírus), ao possibilitar acesso aos apps e sistemas que não utilizam dados patrocinados pelo Centro de Mídias”, explicou Doria, durante coletiva com a imprensa.

De acordo com o secretário de educação, Rossieli Soares, a ação ainda tem como intuito estender o ensino remoto e híbrido, uma vez que incentivará atividades extras fora da sala de aula. Uma dessas ações externas é um “estudo individual dirigido”, com mais sete horas por semana para aulas com jogos, vídeos e exercícios digitais por meio da tecnologia.

A distribuição será feita para alunos do 8° ano, 9° ano e ensino médio, por meio das escolas e diretorias de ensino.

A Secretaria de Educação foi procurada para explicar como serão usados os R$ 75 milhões, como será feita a contratação dos chips e quais os parceiros de tecnologia, mas não respondeu até o final desta reportagem.