Ao todo, os fabricantes de smartphones enviaram ao varejo 355,2 milhões de unidades durante o terceiro trimestre de 2018 (3T18), o que representa um declínio ano a ano de 6%. Os dados são da International Data Corporation (IDC) Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker. Este é o quarto trimestre consecutivo de quedas ano após ano para o mercado global de smartphones, o que levanta questões sobre o futuro do mercado. Em seu relatório, a IDC afirma que mantém a visão de que os números voltarão a crescer em 2019, “mas neste estágio ainda é cedo para dizer como será essa melhora.”

Ranking

A Samsung mantém-se na liderança, apesar de também ter sofrido queda nas vendas. Segundo o relatório, a sul-coreana viu os números caírem de 83,3 milhões para 72,2 milhões de unidades na comparação com o mesmo trimestre de 2017. A empresa continua sendo a maior fornecedora de smartphones em termos de participação de mercado, respondendo por 20,3% dos embarques no 3T18. Outro ponto importante extraído da pesquisa é que a China, o maior mercado para o consumo de celulares, e que responde por cerca de um terço dos embarques globais, caiu também pelo sexto trimestre consecutivo em número de vendas.

Outra ameaça sentida pela Samsung é o rápido crescimento de marcas chinesas, como Xiaomi, Oppo e Vivo, em mercados crescentes como Índia e Indonésia.

Pelo segundo trimestre consecutivo a Huawei segue na vice-liderança, agora com 52 milhões de smartphones enviados ao varejo, conquistando 14,6% do mercado. Já a Apple aparece em terceiro, tendo vendido 46,9 milhões de celulares ao varejo.

Xiaomi

A Xiaomi registrou aumento de market share, ganhando 2,2 pps, agora com 9,7% de participação, com a venda de 34,3 milhões de celulares. A Xiaomi continua sua expansão global com ganhos de participação de mercado em países emergentes, como Índia e Indonésia, e avançando em mercados europeus, como a Espanha.

Confira o gráfico elaborado pelo Statista a partir das informações do relatório da IDC:

Grafico da Statista