As remessas globais de smartphones devem diminuir 3,2%, em 2023, totalizando 1,17 bilhão de unidades no ano. Publicada na última quarta-feira, 2, no Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, da IDC (International Data Corporation), a nova previsão é uma revisão do que havia sido antecipado em fevereiro de 2023, de uma queda de 1,1%.

A mudança foi ocasionada por vários fatores, como uma perspectiva econômica mais fraca e inflação contínua. As conversas de analistas da IDC com canais, parceiros da cadeia de suprimentos e grandes OEMs apontam para uma recuperação que virá mais tarde do que era previsto, além de um segundo semestre mais fraco. A demanda está se recuperando mais lentamente do que era esperado em todas as regiões do globo, incluindo a China.

Apesar do mercado de smartphones desaquecido em 2023, a IDC mantém a previsão de que haverá uma recuperação em 2024, com crescimento de 6% ano contra ano.

Momento de cautela

Enquanto 2022 foi marcado pelo excesso de estoque, em 2023 as companhias devem ser cautelosas, segundo a IDC. O estoque dos canais está em patamares elevados em muitas regiões e a confiança dos fornecedores ainda é baixa. Não obstante, as marcas que assumirem o risco de estocar no momento certo podem potencialmente conseguir ganhos de market share.

A consultoria apontou para o lançamento de novos dobráveis no mercado. Na última quinta-feira, 1º, a Motorola lançou o razr 40 e razr 40 Ultra, seus novos modelos na categoria. Em maio, a Google lançou o Pixel Fold, seu primeiro dobrável. Apesar de considerar um grande avanço tecnológico para a indústria, a IDC acredita que o timing é infeliz, devido aos ventos contrários.

O relatório também menciona que muitas empresas continuam a se concentrar na redução de orçamentos, o que terá consequências longas. Por isso, o momento é mais adequado para investir nos clientes, seja no que precisam ou desejam – em áreas como suporte de marketing, incentivos de vendas e suporte promocional. A IDC considera que essas prioridades devem estar no topo da lista de investimentos.