A firma de consultoria International Data Corporation (IDC) concluiu em seu relatório “Mobile Device Tracker” (Rastreador de Dispositivos Móveis) que os envios de aparelhos vestíveis para o varejo (sell-in) devem crescer em 15,1%, em 2018, totalizando 132,9 milhões de unidades vendidas ao longo do ano. O mercado global deve registrar uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 13,4% nos próximos cinco anos, culminando em 219,4 milhões de unidades vendidas em 2022. Com a conectividade com o celular aumentando e mudando as preferências do consumidor, a IDC acredita que os relógios inteligentes (smartwatches, em inglês) serão responsáveis por quase dois em cada cinco dispositivos portáteis enviados em 2022.

Mais da metade dos relógios inteligentes distribuídos mundo afora serão da Apple e, embora a empresa mantenha sua liderança nesta categoria, produtos concorrentes como os da Fitbit, Garmin e todos os fornecedores do Wear OS (ex-Android Wear) ganharão força ao longo do tempo. Espera-se também que os smartwatches tenham o preço médio de venda mais alto e sejam responsáveis por mais de dois terços do valor em dólar de todo o mercado de wearables.

Para Jitesh Ubrani, analista sênior de pesquisa da IDC, os consumidores estão começando a entender a utilidade dos smartwatches por conta do monitoramento dos exercícios físicos (a principal função do vestível), mas também para usá-lo em pagamentos móveis e como meio de envio de mensagens. O acréscimo da conectividade ao celular aumenta ainda mais o sucesso entre os consumidores desse tipo de dispositivo. Espera-se que esses wearables respondam por 22% de todos os vestíveis enviados em 2022, ante 36% em 2018.

Os fones de ouvido sem fio também devem atrair os consumidores. Acredita-se que as vendas chegarão a 13,3 milhões de unidades até o fim de 2022, com um CAGR de 48% entre 2018-2022. Com o surgimento de assistentes habilitados para voz inteligente, desenvolvimentos de hardware de fabricantes de chips como a Qualcomm, e a crescente popularidade dos fones de ouvido sem fio, a IDC prevê que esse formato seja o mais popular fora as pulseiras e os relógios.

De maneira mais lenta, deve acontecer o aumento nas venda de roupas com sensores. Para a IDC, essa categoria de produto deve crescer sua participação sobre o segmento de 2%, em 2017, para 5,3% até 2022.  Até o momento, essa categoria tem sido impulsionada por tênis com contagem de passos.

Estudo

A pesquisa se baseou em produtos básicos e smart wearables, com conectividade Bluetooth, 3G/4G e Wi-Fi de mais de 30 fornecedores de todos os continentes e com os sistemas operacionais dos mais variados (Android, Android Wear, RTOS, Windows, WatchOS, etc.).

MobiFashion

Este ano, pela primeira vez, Mobile Time organizará o MobiFashion, seminário dedicado ao mercado de moda e tecnologia móvel. O evento acontecerá no dia 23 de novembro, no, WTC, em São Paulo.