Em 2023, a Apple ultrapassou a Samsung pela primeira vez em vendas anuais de smartphones, de acordo com dados preliminares da International Data Corporation (IDC) reunidos no relatório Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker. Uma segunda pesquisa, da Canalys, apontou também que a big tech norte-americana ficou em primeiro lugar no ano passado.

A IDC estima que as remessas de celulares da Apple tiveram um crescimento de 3,7% ano contra ano, totalizando 234,6 milhões de unidades. Já a Samsung ficou em segundo lugar, registrando uma queda de 13,6% em relação ao ano anterior, com uma produção total de 226,6 milhões. A alteração na posição entre as gigantes representa uma mudança significativa, já que a Samsung liderava desde 2010.

Além disso, as outras três empresas que completam os cinco primeiros lugares do ranking são a Xiaomi, com 145,9 milhões de unidades (-4,7%); a Oppo, com 103,1 milhões de unidades (-9,9%); e a Transsion, com 94,9 milhões de smartphones entregues (+30.8%).

Em setembro do último ano, a empresa de tecnologia dos EUA lançou o iPhone 15, que gerou um aumento de 11,6% em comparação ao quarto trimestre de 2022. A Samsung, por outro lado, vai lançar o Galaxy S24 esta semana.

As remessas mundiais de smartphones diminuíram 3,2% em 2023, comparando com 2022, totalizando 1,17 bilhão de unidades. No entanto, a IDC apresenta que, no quarto trimestre do ano passado, as remessas cresceram 8,5%, enquanto no estudo da Canalys houve um aumento de 8% após sete trimestres consecutivos de quedas. De modo geral, o mercado global de smartphones segue enfrentando desafios, segundo a IDC, mas começa a apresentar sinais de recuperação.