O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte receberá conectividade 5G para o novo laboratório de testes, a ser construído dentro das instalações do aeroporto. A Vivo foi a empresa parceira escolhida pela concessionária administradora do espaço.

O laboratório de testes tem inauguração prevista para 2023 e pretende ser um hub de inovação e contará com a participação de empresas de tecnologia, indústrias, startups e universidades.

A iniciativa contempla o desenvolvimento de aplicações em logística, segurança e mobilidade, com foco em ampliar, por exemplo, a eficiência de soluções de reconhecimento facial, escaneamento de bagagens, rastreamento de malas em tempo real, dentre outras inovações.

Vivo e BH Airport, cofundadores do centro de inovação, vão viabilizar o ecossistema digital no ambiente aeroportuário, aumentando a eficiência e oferecendo mais inteligência à operação. A proposta é que este ecossistema permitirá a exploração de serviços e soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), viabilizando tomadas de decisões mais estratégicas e assertivas, a partir do uso de ferramentas de big data e inteligência artificial embarcadas nos dispositivos conectados.

Além do 5G, o aeroporto de Belo Horizonte contará ainda com as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para dar suporte às aplicações em IoT.