Paulo Frossard, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Mastercard Brasil

A Mastercard estima que haja 50 milhões de cartões emitidos com NFC no Brasil, com dados próprios e da Abecs. Os executivos da companhia Paulo Frossard, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Mastercard Brasil, e João Paro Neto, presidente Brasil e Cone Sul, apresentaram dados sobre a evolução do meio de pagamento sem contato nesta terça-feira, 8.

“Temos 50 milhões com cartões com funcionalidade NFC no Brasil. É um número que cresce exponencialmente”, disse Paro Neto. “No contactless são milhões e milhões de transações no mundo, sendo um quarto delas feitas com devices e três quartos no plástico. No Brasil é um pouco mais no device, pois o cartão está em processo de massificação”, completou.

Segundo Frossard, o tíquete médio no contactless é de R$ 47,60 em um total de 46 milhões de transações em novembro. Em 2020, o total de transações até novembro foi de 270 milhões, incremento de 197% ante o mês de janeiro de 2020. O executivo lembra que o limite para pagamento sem senha subiu para R$ 100, o que dá uma cobertura de 82% dos pagamentos eletrônicos no Brasil.

Em consumo por região, São Paulo lidera com 8 milhões de transações em novembro, seguido por Brasília, com 2,6 milhões, e Rio de Janeiro com 2 milhões. Por categorias, os supermercados são aqueles com mais pagamentos (21%), restaurantes de fast food aparecem logo atrás (17%), seguidos por postos de combustíveis (13%).

“Hoje, 18% a 20% da base já tem acesso à tecnologia NFC”, disse Brossard. “As pessoas têm procurado pagamentos digitais e por aproximação. Contactless é uma realidade. No começo do ano e no final do ano, cresceram quase que 200% e continuam crescendo. Cada vez o pagamento por aproximação tem sido mais usado”, acrescentou.