Bots

Ilustração: Cecilia Marins

Os pacientes cardíacos que realizam exames como Holter e mapa de pressão não precisam mais anotar dados com caneta e papel para passar para o laboratório. Em vez disso, podem informar através do WhatsApp, interagindo com um chatbot. Essa foi a solução encontrada pela Cardios, fabricante de equipamentos para exames cardiológicos, em parceria com o smarters.

Para tanto, foi desenvolvida a assistente virtual Cora, que está sendo utilizada neste momento por pacientes cardíacos de alguns laboratórios para acompanhamento dos resultados dos exames de Holter e mapa de pressão. O paciente informa os dados diretamente no WhatsApp para a Cora, que, por sua vez, produz o relatório para o laboratório. Se o paciente se esquece de enviar algum dado, a Cora o alerta por mensagem. O processo se tornou mais eficiente e evita eventuais erros que aconteciam na leitura da letra do paciente, quando os dados eram anotados em papel.

Além disso, a Cora tira dúvidas do paciente sobre a utilização dos equipamentos, sendo capaz de compreender o que é perguntado usando processamento de linguagem natural.

Em apenas 30 dias desde a sua entrada em operação, a Cora já foi utilizada por 190 pacientes. Sua nota satisfação média ao fim de cada conversa é de 4,89 sobre 5.