O Agibank (Android, iOS) investiu mais de R$ 20 milhões em segurança entre 2018 e 2019. O banco digital reforçou o mecanismo de autorização de transações financeiras de modo a aumentar o nível de segurança das informações. O sistema permite identificar o cliente de forma única e assinar digitalmente as operações bancárias envolvidas no processo, sendo o padrão blockchain, desenvolvido pela própria equipe do banco, utilizado para troca de chaves criptográficas entre o Agibank e seus clientes. Na prática, basta o usuário digitar a senha normal dele para fazer transações financeiras dentro do aplicativo.

Marcos Donner, gerente de segurança da informação do Agibank.

Nesse tempo, o time de segurança do Agibank também desenvolveu a autorização de transações com QR Code que, de acordo com Marcos Donner, gerente de segurança da informação do Agibank, é um dos mecanismos mais seguros para autorizações de transações, além de proporcionar uma experiência positiva para o cliente.

“O crescimento do investimento na área de segurança digital ganhou força nesses últimos dois anos por conta da jornada de transformação digital e a virada do Agibank em ser também digital. Quando optamos por esse caminho, tivemos que ajustar nosso time de segurança também, aproveitando funcionários da equipe e profissionais que já atuavam nesses modelos e que vieram para compor nosso time”, explicou Donner. Atualmente, o time de prevenção e gestão de risco conta com 15 colaboradores.

A Lei Geral de Proteção de Dados também foi um dos catalisadores, assim como a resolução 4.658 do Banco Central, que estabelece a obrigação de uma política de segurança cibernética.