Ilustração: La Mandarina Dibujos

A interface do Instagram (Android, iOS) vai sofrer mudanças em fevereiro de 2023. A aba “Loja” será removida da barra de navegação inferior, que abrigará novamente o botão de criação de novo post no centro, em destaque. A aba “Reels” tomará o lugar da “Loja”, saindo da posição central para ficar à direita. 

Os testes com a página inicial desenhada dessa maneira começaram em setembro 2022, quando a rede social declarou que queria “simplificar a experiência do Instagram” para os usuários. A aba “Loja” sumiu do app de algumas pessoas, sendo realocada para dentro de “Configurações”.

As alterações na interface do aplicativo indicam uma mudança na postura do Instagram, que deixará de priorizar a aba “Loja”. A companhia afirmou que a plataforma ainda será usada para compras, mas não haverá mais o atalho na página inicial. No entanto, a rede social não detalhou quais são os planos para essa página, que mostra uma série de recomendações personalizadas de produtos para os usuários. 

“Você ainda poderá configurar e administrar sua loja no Instagram, enquanto continuamos a investir em experiências de compra que agregam mais valor para pessoas e empresas no feed, Stories, Reels, anúncios e muito mais”, disse o Instagram, em comunicado.

Em 2020, quando a plataforma trocou o botão central de composição de novo post pela aba “Reels”, função semelhante ao TikTok (Android, iOS), foi criticada por tentar forçar as pessoas a usarem novos recursos, deixando de lado a experiência do usuário. A companhia também trocou a aba “Atividade” pela “Loja”. Na época, a plataforma explicou que as mudanças tornariam mais fácil o acesso à sua gama de produtos.