O Instagram (Android, iOS) anunciou uma série de ferramentas voltadas a criadores de conteúdo, nesta sexta-feira, 14, principalmente para os Reels, formato da rede social semelhante ao TikTok. A plataforma americana disse que está empenhada a criar produtos para ajudá-los a crescer. Entre as novidades, estão recursos que facilitam processo de edição de Reels, encontrar as hashtags mais mencionadas do momento e um incentivo à remuneração de criadores.

Em uma espécie de central de tendências, será possível ver quais são as músicas mais tocadas no Reels, quantas vezes estes áudios já foram usados, clicar para utilizá-los e salvá-los. Também vai dar para ver quais são as hashtags que são tendência do momento. Segundo a rede social, é uma forma de os criadores saberem o que está popular para direcioná-los no processo de criação.

A rede social também facilitou a edição de Reels unificando diferentes funções – vídeo, áudio, stickers, texto – em uma única tela. Essa visualização tem como objetivo facilitar o alinhamento entre diferentes elementos e definir o tempo que eles são exibidos nos vídeos. Mais ferramentas de edição serão lançadas futuramente, segundo a empresa.

Duas novas métricas chegarão ao Reels Insights, central que mostra informações sobre a performance dos vídeos, em contas profissionais. Será mostrado o “tempo total assistido”, uma soma de todo tempo de reprodução de determinado post, incluindo as repetições do vídeo, assim como o tempo médio. Por “tempo médio assistido” a plataforma analisa a média de tempo que as pessoas passam assistindo ao vídeo.

Com outra forma de medir se os Reels estão surtindo efeito para ganhar novos seguidores, os criadores receberão uma notificação quando surgirem seguidores que conheceram e seguiram a conta a partir desses posts.

Por último, a companhia expandiu a possibilidade de dar presentes virtuais temáticos para criadores para mais países: Austrália, Canadá, França, México, Nova Zelândia e Reino Unido. Introduzidos em 2022, eles permitem que fãs deem dinheiro para criadores. Também está sendo adicionado um novo recurso para o criador saber exatamente quais fãs enviaram um presente.