Faceook Reels

O Facebook (Android, iOS) anunciou a expansão do Reels para mais 150 países nesta terça-feira, 22. Os novos recursos do Facebook Reels incluem Remix e compartilhamento no Facebook Stories.

De acordo com texto no blog do Facebook, assistir a vídeos é metade do tempo gasto na rede social. E no Instagram o Reels é o formato de conteúdo que mais cresce.

Para estimular o uso da ferramenta, a rede está criando uma série de oportunidades para os criadores ganharem dinheiro. O programa de bônus Reels Play parte do investimento de US$ 1 bilhão para pagar a criadores qualificados até US$ 35 mil por mês com base nas visualizações de seus Reels. Nos próximos meses a ideia é que a mídia social expanda o programa de bônus para mais países, para que mais criadores sejam recompensados.

O Facebook também adicionou ferramentas de edição e expandiu opções de publicidade. Os usuários do Facebook Reels poderão “remixar” vídeos de outras pessoas e fazer upload de clipes de até 60 segundos de duração, assim como no Instagram Reels. Será possível também salvar rascunhos, e a Meta adicionará novas ferramentas de recorte de vídeo nos próximos meses.

A Meta também está adicionando mais anúncios de monetização ao Facebook Reels. Haverá dois novos formatos: anúncios de banner que aparecem “como uma sobreposição semitransparente na parte inferior de um carrossel do Facebook” e anúncios de adesivos estáticos “que podem ser colocados por um criador em qualquer lugar dentro de seu carrossel”. A empresa também dará aos criadores em “quase todos os países onde os anúncios in-stream estão disponíveis” acesso ao seu programa automático de colocação de anúncios e lançará o Stars (forma de os fãs doarem diretamente aos criadores).

Facebook Reels

Publicidade no Facebook Reels. À esquerda, a versão semitransparente; à direita, o adesivo estático. Foto: divulgação

Meta disse ainda que “nas próximas semanas”, os usuários poderão compartilhar este formato de vídeo em mais lugares no Facebook, inclusive nos Stories e na guia ‘Assistir’ da plataforma.