Ilustração: La Mandarina Dibujos

Quatro telcos europeias apresentaram à Comissão Europeia uma proposta de criação de uma joint venture que oferecerá solução de identificação digital para marketing e publicidade digital em dispositivos móveis. Ela servirá para oferecer usuários das operadoras o direcionamento de anúncios personalizados, baseados no rastreamento do seu comportamento online.

A joint venture, seria formada e controlada igualmente pela Deutsche Telekom (Alemanha), Orange (França), Telefonica (Espanha) e Vodafone (Reino Unido). Testes da solução foram realizados em 2022, na Alemanha. Na ocasião, a tecnologia foi descrita como uma “infraestrutura operada conjuntamente para marketing digital e publicidade digital”.

Segundo a proposta, os anúncios personalizados seriam baseados no consentimento dos usuários, conforme relatou TechCrunch. Quando o projeto foi anunciado, órgãos reguladores europeus de privacidade mostraram preocupação com o funcionamento da solução, o que levou as telcos a fazerem pequenas modificações para deixar o processo de consentimento mais explicito. A intenção é coletar o consentimento por meio de pop-ups, de acordo com um representante da Vodafone. 

Uma das principais diferença da solução de direcionamento de publicidade personalizada da joint venture para o que já existe no mercado é se basear em dados coletados em primeira mão, não por terceiros. Isso impediria o compartilhamento de informações entre anunciantes, que atualmente conseguem criar “super-perfis” dos usuários utilizando dados conjuntos por cookies. O rastreamento  seria feito por informações coletadas unicamente por cada anunciante.

As telcos também estão propondo limites contratuais aos anunciantes. Eles não poderiam segmentar os dados em categorias especiais, como dados de saúde do usuário, afiliação política, entre outros. A joint-venture, cuja criação a Comissão Europeia tem até o dia 10 de fevereiro de 2023 para aprovar ou não, teria a palavra final sobre a linguagem e o design dos pop-ups de consentimento. Todos os sites participantes do projeto seriam auditados regularmente.

Outro ponto da proposta das telcos é a criação de um portal em que usuários de dispositivos móveis poderiam verificar e revogar qualquer consentimento que tenham dado a marcas ou anunciantes para o uso dos seus dados no direcionamento de publicidade. O site também teria a opção de bloquear o sistema de anúncios personalizados por completo.