Os Estados Unidos proibiram o uso de robocalls que usam voz gerada por inteligência artificial. A medida tomada pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) tem efeito imediato e torna ilegal a tecnologia de clonagem de voz muito usada em golpes com foco em consumidores. A medida chega em ano de eleições presidenciais no país.

A presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, disse que maus atores estão usando vozes geradas por IA em chamadas automáticas não solicitadas para extorquir pessoas vulneráveis. Eles imitam celebridades, políticos e até familiares e desinformam eleitores. A medida facilitará a atuação dos procuradores estaduais que perseguem esse tipo de prática ilegal e tentam reprimir essas fraudes.

A Lei de Proteção ao Consumidor Telefônico é a principal lei que a FCC usa para ajudar a limitar chamadas indesejadas. Restringe a realização de ligações de telemarketing e o uso de sistemas de discagem telefônica automática e mensagens de voz artificiais ou pré-gravadas. De acordo com as regras da FCC, também exige que os operadores de telemarketing obtenham o consentimento prévio e expresso por escrito dos consumidores antes de fazerem ligações automáticas para eles. Esta decisão declaratória garante que as vozes geradas por IA nas chamadas também sigam os mesmos padrões.

A FCC poderá multar quem faz as chamadas de robôs com vozes geradas por IA assim como tomar medidas para bloquear chamadas de operadoras telefônicas que facilitem o uso ilegal das robocalls.